terça-feira, 22 de novembro de 2016

Árvores

Onde está a nossa mente?
A natureza tem sido “deixada de lado” cada vez mais pelos indivíduos. Nas grandes metrópoles como São Paulo é difícil encontrar um local apropriado para poder plantar uma árvore ou entrar em contato com a natureza, se não em certos parques. O contato com a natureza é muito importante para a formação do indivíduo e para sua sobrevivência, haja vista que são as árvores, além das algas e outros organismos autotróficos,  que são responsáveis por reciclar o gás carbônico emitido por nós, transformando-o novamente em Oxigênio.  As árvores tem um papel fundamental na sociedade, além de reciclar gases, ela também retém alguns poluentes que são frequentemente lançados por carros e por indústrias ao ar. Além do mais, sem elas o solo fica degradado, pois não retém a água da chuva e consequentemente há muitas erosões e destruições (muitas notícias mostram tal realidade no Brasil). Acredito que as pessoas que moram em sítios e chácaras possuem um estilo de vida muito melhor do que indivíduos que estão frequentemente no meio urbano devido à poluição sonora da cidade, ao excesso de poluição, stress altíssimo. Tudo o que acontece em nosso dia-a-dia tem uma consequência para a nossa saúde, tanto mental como física, sendo notório o alto nível de stress no meio urbano.

Você já abraçou uma árvore? 
Quando eu tinha 11 anos, meu pai me levou para uma viagem no interior de São Paulo e lá tinha um pequeno bosque. Naquele pequeno passeio eu aprendi que árvores com tronco muito espessos possui muitos anos de vida e que abraçar uma árvore é a melhor coisa do mundo. Lembro-me como se fosse ontem, que eu abracei a árvore de um lado e meu pai abraçou de outro. Infelizmente não tenho fotos  para registrar o momento, mas tem coisas que vale muito mais a pena quando são vividas que quando são registradas por uma câmera. Ame a natureza com todo o sentimento que você puder, pois ela faz de tudo para sobreviver. Um exemplo é São Paulo, que possui mais de 200 rios, mas que não vimos nem um terço desta quantia e mesmo assim, tais rios continuam existindo embaixo do infinito asfalto. Quando os esgotos são jogados nos rios do nosso Brasil (o que infelizmente é uma realidade), a água corrente tenta se recuperar, através de microrganismos, do solo presente ao redor do rio e de reações químicas somada a força corrente da água. Infelizmente, muitos rios estão com uma parte de seu rio "morto", o que significa que não há oxigênio o suficiente em determinada área do rio para haver vida. A mesma realidade ocorre no rio Parnaíba, rio muito extenso cujo trecho divide a cidade Floriano-PI e Barão-MA. A falta de saneamento básico é um problema muito sério no Brasil que polui muito a natureza e muitas pessoas não estão se importando com este problema tão presente em nosso país.
A educação ambiental nas escolas. 
Para uma maior conscientização, como o motivo de não podermos jogar lixos nas ruas; a importância de ter uma política de saneamento básico, o motivo que muitas crianças podem fazer carinhos em animais no lugar de matá-los com estilingue. Tudo isso inicia-se na escola, através de profissionais incríveis que conseguem falar a linguagem do aluno e transmitir este conhecimento científico aos mesmos.