segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fungos

Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos (ou seja, não produzem seu próprio alimento). Para se alimentar, os fungos "lançam" enzimas sobre o alimentos, ou seja, a digestão é extracelular. Os fungos são divididos em quatro grupos principais: Crytidiomycota- único grupo que possui esporos flagelados que chamamos de zoósporo (a maioria são fungos aquáticos), Ascomycota (grupo que possui o Penicillium, que revolucionou a medicina, possibilitando a produção do antibiótico penicilina, Basidiomycota (o grupo dos cogumelos) e Zygomycota (o grupo que inclui o bolor preto do pão). Cada grupo possui ciclos de vidas característicos e complexos.
Crytidiomycota são os únicos organismos que possuem esporos flagelados (zoósporo), enquanto os demais, possuem aplanósporo (esporos não flagelados). Esse grupo é muito variado e em seu ciclo de vida pode ocorrer reprodução sexuada e assexuada, além de que esses organismos estão em diversos ambientes, desde represas, beiras de rios, até mesmo desertos.
Começando o ciclo por um zigoto (2n), este irá se transformar em um esporófito jovem e depois maduro. O esporófito maduro contém esporângios sexuais de resistência e esporângio assexuais com parede delicada. O ciclo de vida pode se restringir ao esporângio assexuado, sendo que os zoósporos são librados, germinam, se transformam em um esporófito jovem, que se transforma em um esporófito adulto e o ciclo se reinicia. Entretanto, pode ocorrer fecundação a partir do esporófito  sexual, sendo que este (2n) irá sofrer meiose, esporófito de resistência (n) que irá liberar zoósporos. Estes irão germinar, transformando em gametófito jovem, após essa fase, gametófito maduro, que terão em seus dois ápices gametângio masculino e gametângio feminino. Os dois gametângios liberam gametas que se fecundam e forma um zigoto, reiniciando o ciclo.
A melhor dica que eu tenho é: Esporófito -> reprodução assexuada, enquanto o gametófito faz parte da reprodução sexuada. O reino Fungi é um reino incrível, se você puder se aprofundar mais, faça isso. Muitos fungos podem produzir toxinas que são cancerígenas, ou seja: MUITO CUIDADO COM OS ALIMENTOS EMBOLORADOS.
Questão da Fuvest para ajudar...
Os Fungos foi há muito tempo caracterizado e estudando em Botânica, porém, possuem características muito diversas deste grupo, como a parede de quitina e a reserva alimentar de glicogênio(as plantas possuem reserva de amido).



















sábado, 4 de março de 2017

Resumo do Egito Antigo.

Hoje vamos falar sobre o Egito Antigo. O Egito era beneficiado pelas cheia do rio Nilo, que proporcionava a agricultura (principal economia do território). Eles acreditavam que o corpo e a alma são inseparáveis e por isso os mais poderosos mumificam o corpo para que este fique mais próximo da alma. Eles adoram animais e os deuses egípcios eram em forma de animais/natureza. Muitos dos deuses gregos foram herdados dos deuses egípcios. Eu vou disponibilizar uma fichinha do Egito Antigo aqui, pois acho muito interessante. Muitas pessoas tem um tanto de medo de estudar Egito devido exatamente a religião deste povo, entretanto é necessário deixar o preconceito de lado e arrasar, ok?
Pouco sabemos sobre a cultura egípcia e sobre os Egípcios por vários motivos, um deles é que houve um incêndio que queimou a Biblioteca de Alexandria, onde ficavam grande parte das obras egípcias foram perdidas. Essa biblioteca era constituída de rolos de papiro (o papiro era muito abundante ao redor do rio Nilo) onde se localizavam as obras Egípcias, bem como sua literatura, obras cientificas e tudo o que a cultura egípcia tinha de melhor (em hierógrafos). Mais adiante, no Império Romano, o imperador Teodósio I adaptou-se ao cristianismo e começou um combate aos cristãos, o que foi outro fator  para a perca da cultura egípcia.
Os camponeses faziam parte da base da pirâmide, tal como mostra no quadro-resumo. O que sabemos hoje sobre essa cultura, devemos a Napoleão Bonaparte que em 1798 contribuiu com o livro "Descrições do Egito" após sua viagem ao país. Um ano depois, foi encontrado um granito com escrituras em grego, demótico e hierógrafo.


Biologia e o porque falamos que é uma área muito "amorzinho".

Muitas pessoas não sabem como estudar e acabam escolhendo as matérias que mais gostam. Alguns preferem exatas, outros humanas. E aí? Onde a Biologia entra nisso tudo? Será que Ciências Biológicas não é importante para o nosso futuro e nosso aprendizado?
Pois é, muitas vezes nós esquecemos de estudar, ou apenas temos dificuldade. A TRI, modo de correção do Enem, considera a Biologia como uma ciência "fácil" e por isso os alunos não podem errar essa área do conhecimento, pois a TRI valoriza as questões "fáceis''. Acredito que isso já seja um ótimo motivo para estudar.

  Essa foto foi tirada em uma trilha. Parece ser apenas um matagal feio e sem lógica, mas quem estava na trilha não parava de elogiar o ar puro que ali estava e a cachoeira que por ali corria. A Biologia é a ciência que estuda tudo isso que ali se encontrou na trilha: todo o tipo de vida. O mais legal e interessante nessa ciência é que não há uma espécie que se sobressaia a outra.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Refletindo um pouquinho.

Hoje está um dia chuvoso por aqui e eu não paro de pensar na minha família. Mas por que o ser humano é assim? Parece que para nós, nada nunca está bom o suficiente para valorizarmos enquanto estamos por perto. Quando nos damos conta, já está tarde. Ao pensar que não, o dia já acabou e lá se foram 24 chances de fazer alguém feliz. Vinte e quatro oportunidades de dizer á sua família que você ama cada um. Que neste ano nós venhamos fazer diferente, possamos aproveitar mais cada oportunidade que teremos. Corra atras do seu sonho e não deixe que alguém fale que é tarde, ou que você nunca vai conseguir. Você é capaz. Vai dar tudo certo. É só questão de acreditar.
Hoje eu vim aqui para indicar um filme muito especial também: Unidas pela vida.
Gente, esse filme é sensacional. Sério. Mostra o quanto a nossa vontade pode ser importante para o nosso futuro, para a realização de nossos sonhos.
Este filme fala sobre o câncer de mama, mas para quem não gosta deste tipo de filme, tente assistir mesmo assim. É muito interessante.