sábado, 5 de janeiro de 2019

Tipos de excretas nitrogenadas

Você já deve ter notado que diversos organismos podem viver nos mais extremos ambientes da terra, mas será que o ambiente que um organismo habita tem alguma relação com sua forma de fazer "xixi", digo,  sua excreta nitrogenada?
Com toda a certeza um peixe que vive em mar aberto onde a concentração de sal é muito grande (33%*) não faz  xixi como nós, nem como as aves e anfíbios. Mas como isso foi possível e de que modo, que produto químico tais organismos excretam?
Existem três tipos de excretas nitrogenadas que os animais excretam e isso tem relação com a origem evolutiva do mesmo e seu habitat.
1. Amônia
Os animais que eliminam esse tipo de excreta são chamados de aminotelicos e necessitam de ambiente aquático pois é um composto químico que necessita de muita água para ser diluída, além de ser extremamente tóxica.
2.Ácido úrico.
Você já deve ter visto uma pomba cagando em alguém (risos), na realidade aquela excreta branca é o ácido úrico excretado por aves que tem que manter esse composto durante longos tempos, sendo o menos tóxico dos três tipos de excretas.
3. Ureia
Excretado por mamíferos, é menos tóxica que a amônia e mais tóxica que o ácido úrico, podendo ficar no corpo por mais tempo.